Ir ao fim

Índice do fórum DÚVIDAS Comportamento Ainda não aprendeu a fazer xixi e coco no lugar certo.

Ainda não aprendeu a fazer xixi e coco no lugar certo.

Fórum destinado à postagem de suas dúvidas com relação à questões de comportamento do Shih Tzu.

Imagens: 0
Em caixa: 3.704,92 Blog: Visualizar Blog (0)
Filhote(s): Lunna
Ai gente, estou triste.... a lunna esta indo para o 5º mês de vida e ate agora não aprendeu a fazer xixi e coco no lugar certo.

Eu uso o pipi dog (bandeja), comprei aquele spray "xixi no lugar certo". As vezes ela acerta, dai entao, faço festa, dou petisco, carinho..... e outrora erra, dou bronca e digo que fiquei triste e brava.

Com isso, passa a maior parte do tempo presa na cozinha.
Meu marido e eu ficamos morrendo de dó, mas sempre que soltemos ela, é batata faz xixi no piso e por ser piso laminado ja esta levantando.

Quero muito que ela aprenda para ter livre acesso pela casa.

! Jo e Lucky escreveu:
Título editado para especificar melhor a dúvida
ImagemImagem

Mensagem Sex Nov 30, 2012 08:34

Imagens: 39
Em caixa: 33.880,22
No Banco: 179.425,86
Blog: Visualizar Blog (1)
Filhote(s): Ponyo
Medalhas: 1
Fórum e Usuários (1)
Silvana, realmente isso é bem chato e desanima mesmo. Mas não desista, pois o cão pode aprender em qualquer idade.

- Ela vem melhorando aos pouquinhos, só que ainda não acerta 100% ou você acha que ela não está aprendendo mesmo? Se ela fica grande parte do tempo na cozinha e vocês tem pouco tempo para treiná-la solta é normal que demore alguns meses mesmo.
- Ela erra sempre que está solta na casa? Ou pode ser que esteja associado a alguma situação específica? Por exemplo, ficar sozinha, chegarem pessoas estranhas na casa, alguém da família estar ausente, um horário específico.
- É sempre no mesmo lugar, ou em alguns pucos lugares? Um opção nesse caso pode ser tentar colocar a a vasilha de comida dela no local.
- Também pode estar acontecendo dela estar fazendo errado para ganhar atenção. Se vocês estão ocupados em casa, o xixi errado faz com que vocês parem para dar atenção a ela, no caso através da bronca. Pode ser que ela fique tão feliz ouvindo sua voz que nem ligue que seja em uma bronca... Dependendo do caso, o melhor é ignorar mesmo.
Ayana

Clique no ícone para ver a imagem ampliada  
1
1
1

Mensagem Sex Nov 30, 2012 08:51

Imagens: 53
Em caixa: 18.499,04
No Banco: 0,04
Blog: Visualizar Blog (0)
Filhote(s): Farid
Sei bem oque vc está sentido Silvana, eu também já pensei em desistir do Farid, mas minha persistência está dando certo, ele fez 4 meses dia 23/11 e quase não erra mais o xixi, o único inconveniente que acontece de vez em quando é que ele faz xixi bem na borda do tapete, daí acaba vazando xixi para fora e acaba sujando o piso. Em casa também tenho piso laminado, por isso coloquei um tapete higiênico no banheiro e outro na sala e como trabalho fora o dia todo, não tenho muito tempo para ensiná-lo, mais enquanto ele ainda errava eu levava ele a cada 20 minutos no tapete para fazer xixi e sempre que acertava eu fazia a maior festa, e deu certo _:positivo:_ Acho que vale a pena você comprar outro pipidolly e colocar no comodo da casa que ela fica mais tempo, assim ela não vai precisar ficar longe de vc para usar o banheiro _:sorriso2:_ Mais tenha certeza que vai dar tudo certo, no tempo dela ela vai aprender viu, é só não desanimar.
http://pdgf.pitapata.com/TikiPic.php/ZkSAdmI.jpg [/ img] [img Noborder] http://pdgf.pitapata.com/ ZkSAm2.png [/ img] [/ link]

1

Mensagem Sex Nov 30, 2012 11:16

ai ayanam, nao sei dizef..... as vezes ela acerta, outrora erra, mas os acertos sao mais durante a noite qdo estamos dormindo.
eu fico com ela o dia todo, mas com as tarefas de casa nem sempre consigo vigia-la.

sempre q ela fica solta, ela faz no lugar errado .... na porta do banheiro.

qdo digo q fiquei triste, brava ela acerta no periodo da noite.

obg _:sorriso:_
ImagemImagem

Mensagem Sex Nov 30, 2012 11:22

sabe gleice, o que mais quero eh deixa-la livre em ksa..... mas como ela mais erra do q acerta, fica dificil.... deixo solta um pouco e logo coloco de volta na cozinha.

vou tentar com outro pipi dolly.

obg _:sorriso:_
ImagemImagem

Mensagem Sex Nov 30, 2012 11:31

Imagens: 56
Em caixa: 125.982,34
No Banco: 7.708,10
Blog: Visualizar Blog (19)
Filhote(s): Luke - Nina - Theo
Medalhas: 2
500 Mensagens (1) 1000 Mensagens (1)
Silvana, pq vc não tenta apenas ignorar quando ela faz no local errado? Pode ser como a Ayana disse, ela esta querendo chamar a atenção. Os meus se eu dei 2 broncas em cada foi muito, eu quase não os pegava no flagra, e eles aprenderam. Geralmente com 7 meses eles ja estao acertando 100%
Tenta recompensar quando acerta e ignorar quando erra
Podemos nos enganar com palavras e abraços. Mais nunca com latidos e lambidas

ImagemImagem

Luke 07/02/2012

ImagemImagem

Nina 10/05/2012

Theo 20/11/2012

Amora 20/09/2013

Bellinha 20/09/2013 † 13/12/2013 - Minha linda estrelinha la do céu. Mamãe te ama!

2
2
3
2
1
1
2

Mensagem Sex Nov 30, 2012 11:37

Imagens: 56
Em caixa: 125.982,34
No Banco: 7.708,10
Blog: Visualizar Blog (19)
Filhote(s): Luke - Nina - Theo
Medalhas: 2
500 Mensagens (1) 1000 Mensagens (1)
Outra coisa que vc pode fazer tbm, é a mesma coisa que fiz com os meus. Deixe ela solta e de 30 em 30 min, vc leva ela no pipidolly e repete sempre a mesma palavra. Pode ser "xixi" ou "faz" ou "vai". Tem que ser sempre a mesma palavra, pra ela associar com o ato de fazer xixi ali. Ai se ela fizer certinho vc recompensa (eu não recompensava os meus, nem sempre era eu que levava e ninguem tem a nossa paciencia de mãe nee) Se vc perceber que ela não consegue ficar sem fazer xixi durante 30 min vc diminui o tempo, mais pela idade dela ela ja deve conseguir segurar por mais ou menos esse isso, ou ate mais. Funcionou muito bem comigo _;encab:_
Podemos nos enganar com palavras e abraços. Mais nunca com latidos e lambidas

ImagemImagem

Luke 07/02/2012

ImagemImagem

Nina 10/05/2012

Theo 20/11/2012

Amora 20/09/2013

Bellinha 20/09/2013 † 13/12/2013 - Minha linda estrelinha la do céu. Mamãe te ama!

2
2
3
2
1
1
2

Mensagem Sáb Dez 01, 2012 07:45

Imagens: 39
Em caixa: 33.880,22
No Banco: 179.425,86
Blog: Visualizar Blog (1)
Filhote(s): Ponyo
Medalhas: 1
Fórum e Usuários (1)
Silvana, quando ela erra é sempre na porta do banheiro? Se for, eu tentaria colocar o pratinho de comida ali. É claro que é um lugar meio estranho para deixar a comida, mas é só enquanto ela aprende. Além disso, é importante continuar com o método de sempre recompensar quando ela acertar.
Ayana

1
1
1

Imagens: 48
Em caixa: 2.395,81
No Banco: 162.297,76
Blog: Visualizar Blog (9)
Filhote(s): Lucky
Medalhas: 3
500 Mensagens (1) 1000 Mensagens (1) Fórum e Usuários (1)
Como a Ayana mencionou, reforçar o comportamento positivo, fazer festa quando ela acerta, é tão importante quanto, ou até mais do que dar bronca quando errar... Eu limitaria o espaço dela, deixaria mais opçoes de jornais, colocaria pipi não pode nos lugares que fizer errado... se ela já acerta a noite, de dia vai acertar tb... _:positivo:_
ImagemImagem

1
1
1