Se você é dono de um Shih Tzu, sabe que seu cachorro dorme muito. De fato, Shih Tzus são conhecidos por serem uma das raças de cães mais sonolentas. Mas por que eles dormem tanto?

Shih tzu dorme muito
Shih Tzu durmindo – imagem da internet

Shih tzus são famosos por dormir muito, e é por isso que costumam ser chamados de “cães preguiçosos”. Enquanto todos os cães precisam dormir bastante, os shih tzus parecem exigir mais do que a maioria. Isso pode ser porque eles são uma raça relativamente inativa ou por causa de seu tamanho pequeno. Independentemente do motivo, se você possui um shih tzu, você pode esperar que ele tire muitas sonecas ao longo do dia!

Os 5 principais motivos pelos quais seu Shih Tzu dorme muito

Existem muitas razões pelas quais seu Shih Tzu pode dormir muito. Aqui estão os cinco principais:

  1. Eles são confortáveis. Shih Tzus são criados como animais de companhia e adoram se aconchegar em um local aconchegante. Uma boa soneca é uma das atividades favoritas deles!
  2. Eles estão cansados. Shih Tzus são cães ativos e podem correr e brincar por horas a fio. Quando eles finalmente travam, eles realmente travam!
  3. Eles estão entediados. Se o seu Shih Tzu não tiver estímulo suficiente ou coisas interessantes para fazer, ele pode dormir mais do que o normal como forma de passar o tempo.

LEIA TAMBÉM: Shih tzu filhote como Treinar e Educar

  1. Eles estão doentes. Um cão que não está se sentindo bem geralmente dorme mais do que o normal como forma de conservar energia. Consulte seu veterinário se você acha que seu cachorro pode estar doente.
  2. Está quente lá fora. Os cães não lidam com o calor tão bem quanto os humanos, então, se for um dia quente e não houver ar condicionado, seu Shih Tzu pode querer apenas tirar uma soneca em vez de brincar ao ar livre.

Como ajudar seu Shih Tzu a dormir mais

Se o seu Shih Tzu está latindo e choramingando durante a noite, pode ser porque eles não dormem o suficiente. Aqui estão algumas dicas para ajudá-los a dormir menos à noite:

  1. Estabeleça uma rotina de dormir e cumpra-a. Isso ajudará seu cão a saber que é hora de dormir e é mais provável que ele relaxe e adormeça.
  2. Certifique-se de que eles façam bastante exercício durante o dia. É mais provável que um cão cansado durma a noite toda.
  3. Crie um ambiente de sono confortável para o seu cão. Sua cama deve ser macia e confortável, sem espaço para eles se sentirem apertados.
  4. Se tudo mais falhar, você pode querer considerar comprar uma máquina de ruído ou tocar música calmante antes de dormir, a fim de abafar qualquer ruído que possa estar mantendo seu cão acordado.

Os benefícios de dormir para o seu Shih Tzu

A maioria das pessoas sabe que ter uma boa noite de sono é essencial para sua saúde geral, mas o que muitos podem não perceber é a importância do sono para o cão também.

Os cães precisam de 7 a 8 horas de sono todas as noites, assim como as pessoas fazem. E assim como com as pessoas, a falta de sono pode ter consequências negativas para a saúde e o comportamento dos cães.

Um dos benefícios mais importantes de dormir para cães é que ele os ajuda a ficar alerta e calmo durante o dia. Cães que não dormem o suficiente podem ser mais ativos e excitáveis do que aqueles que descansam o suficiente. Eles também podem ser mais propensos a latir e choramingar, bem como desenvolver ansiedade de separação quando deixados sozinhos.

Dormir também desempenha um papel importante em manter os cães saudáveis. Isso dá ao corpo tempo para se recuperar das atividades do dia e ajuda a regular seu metabolismo. Além disso, dormir ajuda a manter o sistema imunológico dos cães funcionando corretamente.

O que fazer quando seu Shih Tzu não está dormindo o suficiente

Se o seu Shih Tzu não está dormindo o suficiente, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudá-lo a descansar mais.

Uma das melhores coisas que você pode fazer é garantir que seu cão tenha um lugar confortável para dormir, de preferência com uma cama macia ou travesseiro.

Você também deve evitar exercitar seu cão perto da hora de dormir, pois isso pode ser muito estimulante e dificultar o sono do animal. Finalmente, certifique-se de definir uma rotina regular para o seu cão e segui-la o mais próximo possível. Isso o ajudará a se sentir mais relaxado e com probabilidade de adormecer.”

Quanto sono é normal para um Shih Tzu?

A maioria das pessoas pensa que, por essa raça ser tão pequena, elas não precisam dormir tanto quanto as outras raças.

O Shih Tzu médio precisa de 14 a 16 horas de sono todos os dias! Isso pode parecer muito, mas é muito importante para a saúde e o bem-estar deles. Sem dormir o suficiente, seu cão pode ficar irritado e mal-humorado, e pode até começar a mostrar sinais de problemas comportamentais. Portanto, certifique-se de dar ao seu Shih Tzu bastante tempo para descansar todos os dias!

Por que Shih Tzus precisa dormir tanto?

Uma das principais razões pelas quais Shih Tzus precisa dormir tanto é porque eles têm um nível de energia tão alto. Isso significa que eles precisam de mais tempo para descansar e recarregar do que outras raças. Além disso, dormir ajuda a manter o temperamento sob controle, tornando-os menos ansiosos e irritados. Por fim, como todos os cães, Shih Tzus precisa dormir o suficiente para se manter saudável e manter o peso.

Como posso ajudar meu Shih Tzu a dormir mais?

Existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar seu Shih Tzu a dormir mais. Primeiro, verifique se eles têm uma cama confortável e se a área de dormir é silenciosa e escura. Você também pode tentar criar uma rotina antes de dormir, como dar banho e escovar os dentes, depois ler uma história ou tocar música calma.

Meu cachorro sempre acorda de manhã cedo, isso é normal?

Não há resposta certa ou errada quando se trata de quão cedo um cachorro acorda de manhã. Alguns cães acordam naturalmente mais cedo do que outros, enquanto outros cães podem precisar dormir um pouco mais. Tudo depende do animal individual e do que funciona melhor para eles.