Este post vai te explicar o porque Shih tzu come fezes, não se preocupe, este problema e comum nesta raça e iremos te apresentar algumas soluções para resolver.

Porque shih tzu come fezes
Porque shih tzu come fezes

O Shih-tzu é uma raça cujo comportamento de comer as próprias necessidades é bastante comum. Ao nascer é função da mãe alimentar e limpar os filhotes, mas muitas vezes esses cães nascem em canis e são separados da mãe muito cedo.  

Quando são ainda filhotes, são as mamães Shih tzu quem faz toda a higiene, ou seja, limpam as sujeiras que ficam empregnadas nos filhotes, mas isso acaba quando eles são separados de suas mães.

Sendo assim, agora sozinhos passam a comer as próprias fezes praticando a “coprofagia”, que nada mais é que: “o ato de comer as próprias fezes para se limpar”.

Este comportamento, podemos dizer “nojento”, é muito comum nessa raça de cahorro, devido sua criação, em boa parte, serem de canis, mas poder ocorrer em outras raças de cães.

Shih tzu come fezes e risco para saúde

O comportamento “nada higiênico” do Shiht Tzu em comer o próprio cocô, pode trazer ao pet doenças como Giardíase e verminoses, o deixando com a saúde fragilizada e necessitando de tratamento veterinário.

As fezes estão entre as principais fontes de contaminação e o contato com elas já pode ser o suficiente para que ocorra uma doença, ainda mais quando o cachorro come fezes, desse modo, eles ficarão mais sujeito a constantes reinfestações. Sendo assim, fique ligado caso seu Shiht Tzu está comendo cocô!

Afinal, por que Shitzu come as próprias fezes?

bem sabemos que não é todo o cachorro que come fezes. Este Hábito é muito comum em especial, entre raças de pequeno porte, como Shih-tzu e Yorkshire, porém e bom ficar atento pois é um sinal de que algo na saúde do cachorro não está legal.

A Gerente e técnica da Empresa Petz e também médica veterinária Dra. Karina Mussolino explica que:

“o hábito de se alimentar com fezes pode está demonstrando alguma deficiência nutricional ou dificuldade de absorção.”

De acordo com a veterinária a coprofagia esta ligada, principalmente, ao comportamento do cão.

Quando o dono do cachorro utiliza de métodos punitivos para “adestrá-lo”, pode ser que ele não está entendendo a “mensagem”. O Dono ou tutor demonstra para o cachorro que está aborrecido, mas não o que espera dele.

Sendo assim, o cão sem entender o que fez de errado, acaba associando a “punição” ao cocô em si e não ao local. Como forma de evitar receber broncas de seu dono, ele acaba por comer as fezes.

O que fazer para o Shih tzu parar de comer fezes?

Se o seu Shih tzu está comendo cocô, leve-o ao médico veterinário para diagnosticar se há deficiências nutricionais ou se há algo errado na absorção de nutrientes. O veterinário exigirá do dono que sejam feitos exames a fim de identificar a existência de verminoses e dar início ao tratamento adequado.

O Tratamento vai depender do porque o Shih tzu come fezes. Se for deficiência nutricional, possivelmente, o veterinário vai recomendar que sejam feitas alterações na dieta.

Mas se a “coprofagia” tiver origem no comportamento do Shih tzu, a “melhora” pode ser mais demorada.

Veja algumas recomendações a seguir:

1 – Alimente o seu filhote ou cachorro adulto pelo menos 2 vezes ao dia (quando os filhotes são menores de 6 meses tem que ser alimentados pelo menos 3 vezes ao dia) com uma alimentação de qualidade, para assim absorver bem os nutrientes, e se você tiver mais de 1 cachorro em casa alimente eles em pratos separados e certifique-se de que todos estejam comendo bem e cada um a sua refeição.

2- Procure trocar sempre o jornal e/ou tapete higiênico e manter a área do cachorro bem limpinha e de preferencia não deixe que o cachorro veja quando você estiver limpando as fezes ou xixi dele, pois são tão expertos que podem resolver imitar o nosso comportamento de limpar o cocô.

3- Evite brigar com o seu cachorro se ele tiver feito fora do lugar sem que você veja na hora do ato, pois não vai adiantar de nada, o melhor a ser feito é manter a calma, limpar e esperar a oportunidade de pegá-lo no flagra para aí sim brigar e assim educá-lo corretamente. Se você notar que o cachorro está dando voltas ou cheirando muito, corra para levá-lo ao lugar certo. Se ele já estiver fazendo cocô ou xixi, não espere que ele termine, interrompa-o falando um NÃO bem firme e leve o cachorro ao lugar certo.  Chegando ao lugar certo NÃO brigue com o cão e SIM faça uma grande festa por ele ter feito no lugar certo.

4- Observe o seu cachorro quando ele for ao banheiro, assim que ele tenha feito suas necessidades, o distraia chamando a um lugar longe do banheiro e de um biscoito, quando ele estiver distraído comendo o biscoito limpe o cocô sem deixar que ele note.

5- Leve seu cachorro ao veterinário para fazer exame de fezes e assim descartar vermes. Dê o remédio certinho na dose correta e nos dias exatos para não perder o ciclo dos parasitas.

Shih tzu não apresenta sentimento humano, como outros cães também não, e nunca agem por teimosia.

Ainda mais, não discernem o que é um tapete caro ou um lençol limpo. Se o seu Shih Tzu anda fazendo as necessidades em local indesejado, não é culpa dele!

Se esta comendo cocô, não deixe de consultar um veterinário. Para saber mais sobre coprofagia e problemas como esse, visite o blog da Petz!

Quando são filhotes a mãe Shih tzu para manter o lugar limpo, pode vir a comer o cocô dos filhotes, ela vai lamber depois de cada mamada, não só para estimular os filhotinhos a fazer xixi e cocô (cachorrinhos muito novos precisam do estimulo da mãe para poder fazer xixi e cocô) mas também para limpar qualquer sujeira e deixar o “ninho” um lugar mais limpo e que não fique contaminado.

Conforme os cachorrinhos vão crescendo a mãe vai ensinando eles a fazer cocô e xixi o mais distantes possível de onde eles comem e dormem e assim naturalmente nem a mãe e nem os filhotes vão procurar mais fezes para comer, se isso estiver acontecendo o melhor é levar o filhote ou o cachorro adulto ao veterinário para descartar qualquer possibilidade de problema nutricional e assim resolver o problema de forma mais rápida e eficaz.

Porque Shih Tzu Come Fezes e o Que Fazer Para Ele Parar

Porque Shih Tzu come fezes?

No vídeo abaixo apresento 3 fatores que podem levar o seu Shih Tzu a querer comer fezes.

Talvez você não saiba, mas o nome científico para o hábito do Shih Tzu de comer fezes é coprofagia.

Esse hábito é bem nojento pra nós humanos, mas de certa forma faz total sentido para os cães em determinadas circunstâncias.

3 motivos que fazem seu Shih Tzu querer comer fezes.

1 – Parasitas

Um dos principais motivos que pode levar seu Shih Tzu a comer fezes é a presença de parasitas em seus intestinos.

Esses vermes podem estar absorvendo os nutrientes da comida provocando assim mais fome no seu cachorro por conta da baixa quantidade de nutrientes absorvidos na digestão.

Sendo assim, com mais fome ele acaba se sentindo atraído pelas fezes ricas em nutrientes não digeridos.

2 – Dieta ruim

Assim como nós, os cachorrinhos podem comer muito de alimentos errados e não obter o equilíbrio adequado de nutrientes.

Outro ponto importante é que eles podem ter dificuldade para digerir os ingredientes da ração.

Se as fezes do Shih Tzu têm uma quantidade alta de ração não digerida, ele pode cheirar e achar muito mais apetitoso do que o cocô comum.

Converse com o seu veterinário e peça orientação sobre o tipo adequado de alimento para oferecer ao seu cãozinho.

Me diga nos comentários, qual o tipo de ração que você dá para o seu Shih Tzu.

3 – Deficiência de enzima

Quando estão na natureza, os cães tem uma dieta em harmonia com o ambiente.

Eles costumam comer uma presa inteira, incluindo as tripas, que naturalmente possuem as enzimas digestivas de que ele necessita.

Por outro lado, o cãozinho urbano tem uma dieta altamente processada que muitas vezes não contém a quantidade adequada dessas enzimas.

E isso acaba dificultando a absorção dos nutrientes da comida.

Dessa forma, o cachorro acaba expulsando os nutrientes não digeridos pelas fezes.

Mesmo produzindo enzimas, muitas vezes elas não são suficientes para concluir a digestão e eles precisam obtê-las através dos alimentos.

Havendo a deficiência de enzimas, provavelmente o cãozinho vai querer comer as fezes porque elas estão cheias de nutrientes.

Alguns argumentam que quando o Shih Tzu fica mais velho, eles naturalmente param de comer fezes. Isso se aplica apenas a cães que comem fezes por curiosidade.

Por exemplo, um Shih Tzu com nutrição inadequada continuará a considerar as fezes como um suplemento dietético, a menos que a dieta seja alterada.

Descubra porque o Shih Tzu come cocô e como fazê-lo parar com esse hábito, CONFIRA!

VISITE NOSSO FÓRUM E VEJA O QUE ESTÃO FALANDO A RESPEITO SOBRE O SHIH TZU COMER FEZES