shih tzu o que todos deveriam sabe sobre esta raça de cachorro
Shih Tzu brincando na grama. (imagem da internet)

O Shih Tzu é uma pequena raça de cão de pêlo comprido. Originário do Tibete, este cruzamento dos Pequinês e Lhasa Apso espalhou-se pelo mundo, da China à Europa e à América do Norte.

O Shih Tzu é uma pequena raça de cão de pêlo longo com uma gama de peso adulto de 6-9 kg para as fêmeas e 7-10 kg para os machos.

O Shih Tzu é um cão de brincar com uma natureza inquisitiva e uma expressão viva e feliz.

LEIA TAMBÉM: PORQUÊ SHIH TZU COME FEZES?

Estes cães são muito inteligentes, cheios de energia e vivacidade e requerem estimulação diária com caminhadas ou sessões de brincadeira para os manter saudáveis.

O que todos deveriam saber sobre o SHIH TZU

SHIH TZU

São muito carinhosos, gentis e doces com as pessoas e fazem um excelente cão para as crianças. Gostam da companhia de outros cães e gostam de brincar, mas podem não se dar bem com outras raças do mesmo tamanho ou maiores.

São geralmente bons perto de gatos mas podem por vezes persegui-los se se assustarem ou se sentirem ameaçados por outro animal no seu território.

O Shih Tzu é inteligente, amigável, tem uma natureza viva e um espírito independente. O seu tamanho torna-os uma escolha adequada para os moradores de apartamentos, basta lembrar que estes cães não funcionam bem sozinhos e devem ser socializados cedo.

Que cuidados devemos ter com Shih tzu?

O seu longo pêlo sedoso necessita de cuidados regulares.

Como a maioria das raças, o Shih Tzu pode ser propenso a certos problemas de saúde. Estes incluem alergias, patela luxante (joelhos que escorregam fora do lugar), condrodisplasia (defeitos estruturais da anca), nanismo, problemas de coluna e problemas de visão como cataratas e displasia da retina.

A esperança média de vida do Shih Tzu é de cerca de 12-15 anos.

O Shih Tzu tem uma elevada tendência para desenvolver alergias. O sinal mais comum é a constante coçadura.

É aconselhável consultar o criador sobre esta possibilidade antes de escolher um cachorro.

Um cão que sofre de alergias pode também ter problemas com a sua pele e o seu pêlo, e estará constantemente a mastigar as suas patas ou pernas ou a abanar as suas orelhas. Deve levar o cão ao veterinário para exame médico se notar estes sinais.

Outro problema possível é a Displasia da Anca, que é uma anormalidade na estrutura da articulação da anca que causa dor e coxeio numa ou em ambas as patas traseiras.